O Grupo de Produção de Ruminantes tem seus membros atuando em vários projetos de pesquisa com bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos, e que também tem interface com o grupo de Nutrição de Ruminantes. De forma mais sistematizada e interdisciplinar, realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com vistas a atender demandas regionais no setor de produção animal, mas sempre preocupado em produzir conhecimentos que extrapolem às preocupações regionais. O grupo está perfeitamente consolidado, após 10 anos de existência, com a maior parte dos seus membros sendo pesquisadores do CNPq e com produtividade alta. O grupo tem aprovado muitos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o que vem se traduzindo em crescimento do Departamento de Zootecnia da UFRPE, e para a Unidade Acadêmica de Garanhuns. São dois programas que colaboram para dar suporte ao grupo, que é o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, com nível de mestrado e doutorado, em Recife e o Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Ruminantes, em Garanhuns, ambos programas da UFRPE.Os membros deste grupo mantêm vínculos importantes com pesquisadores de universidades e de outras instituições tradicionais de pesquisa, como o IPA e Centros da Embrapa, como CPATSA, CNPC, etc, além de convênios com universidades de outros países, como EUA, Espanha, Canadá,Cuba, Tunísia etc. O grupo atua nas áreas de avaliação de sistemas de rebanhos do Nordeste; sistemas de alimentação e seus impactos sobre o desempenho produtivo e reprodutivo de ruminantes nas condições nordestinas; habilidade de adaptação dos animais nos trópicos; e alternativas de manejo com vistas a incrementar a produção animal. Ações que estão contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, com repercussões no desenvolvimento social e econômico da região, além de contribuir para formação de pesquisadores e docentes mais identificados com os problemas e potenciais da região no setor de produção animal.

Francisco Fernando Ramos de Carvalho Marcelo de Andrade Ferreira