Os docentes do Programa de Pós-Graduação (PPGZ) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), juntamente com alguns de seus egressos, discentes e bolsistas de pós-doutorado, participam de diversas ações de impacto social por meio de palestras, cursos de curta duração, organização de eventos científicos e produção de material didático para o desenvolvimento da atividade pecuária, com vistas à difusão e transferência de tecnologias na área de Zootecnia junto a técnicos, estudantes, docentes e produtores.

A transferência de tecnologia também se dá pela edição de livros e capítulos de livros com participação de docentes, egressos, discentes e bolsistas de pós-doutorado do PPGZ, além de pesquisadores do mundo inteiro, em editoras estrangeiras e nacionais, onde grande parte dos capítulos resulta de produções advindas de dissertações e teses do PPGZ, ou de egressos do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia (PDIZ), que tenham sido formados por docentes do PPGZ/UFRPE. 

A mais recente publicação, que ocorreu em 2020, foi o livro “Palma forrageira: potencial e perspectivas”, que reúne muitos dos resultados de dezenas de dissertações e teses do PPGZ e do PDIZ orientadas por docentes do PPGZ, que tiveram como objeto de pesquisa a palma forrageira. Desde o início do PPGZ vários docentes vêm trabalhando com a palma forrageira, planta estratégica para regiões semiáridas. O desenvolvimento de variedades de palma resistentes à cochonilha, de palmas com maior produção de matéria seca, os trabalhos de pesquisa com adensamento de palma, de adubação, de consorciação com outras culturas, bem como a avaliação do uso da palma forrageira, especialmente para alimentação de bovinos leiteiros, caprinos e ovinos, encontra-se dentro das propriedades rurais do Nordeste e de outras regiões.

Atividade para a comunidade não acadêmica se dá também por intermédio de ações de extensão, abrangendo produtores e demais interessados em conhecimentos transmitidos numa linguagem popular. Cursos de processamento de produtos lácteos, obtenção higiênica de leite de cabras e vacas, alimentos para rebanhos, alimentação animal e produção de feno e silagem, entre outros.

Os eventos promovidos pelo PPGZ/UFRPE são espaços para mostrar a importância social do programa e as atividades realizadas em prol da ciência e da formação de recursos humanos para atender à sociedade nas suas demandas de pessoal com habilidades e competências para atuar no mercado de trabalho da Zootecnia.

O reconhecimento do PPGZ pela sociedade se dá pelas consultas que os docentes recebem de produtores para orientações diversas sobre aspectos do manejo de animais em sistemas de criação, pelo destino dos egressos que ocupam ambientes na sociedade que são importantes para o desenvolvimento da agropecuária nacional, bem como estrangeira, uma vez que tem experiência na formação de discentes oriundos de outros países.

As pesquisas que resultaram em tecnologias aplicadas nas propriedades, além de gerar emprego e renda para os produtores de leite, carne e ovos, também foram e estão sendo fundamentais para manter a estabilidade das propriedades rurais, que podem contar com esses recursos para garantir o desenvolvimento da pecuária no Nordeste e que, atualmente, estão espalhadas por outras partes do Brasil e do mundo. Além disso, o PPGZ tem parcerias com empresas da área de nutrição que estão resultando em produção de novos conhecimentos a partir de projetos financiados por estas empresas.

A Solidariedade do PPGZ a outros programas de pós-graduação começou em 2002 quando o programa, associado ao Programa de Pós-graduação em Solos da UFRPE, selecionou 20 docentes de três Escolas Agrotécnicas Federais, atualmente Institutos Federais (IF), para qualificar esses docentes no nível de mestrado, aspecto importante para que, anos mais tarde, alguns deles fizessem doutorado e o corpo docente pudesse ofertar com mais qualidade cursos de graduação, na condição de IF.

O PPGZ/UFRPE atuou no apoio ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UNIVASF, quando este ainda estava começando. A última participação do PPGZ foi neste quadriênio (2017 – 2020) junto ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe. Afora isso, o PPGZ colaborou para fusão do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e o de Recursos Pesqueiros da Universidade Federal do Amazonas, da área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros. Docente do PPGZ participou, como Professor Visitante Nacional Sênior, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens (PPGCAP) da UFAPE, com vistas a contribuir para a melhoria das ações do PPGCAP.

O PPGZ coordenou a participação de oito Programas de Pós-Graduação em edital da CAPES-FACEPE e aprovou 18 bolsas de mestrado e 18 de doutorado, além de duas bolsas de pós-doc, que envolvem programas com níveis de consolidação diferentes, de quatro instituições (UFRPE, UFAPE, UNIVASF e UPE), cujo resultado vai colaborar para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao bioma caatinga.  

Vale ressaltar que o recebimento de alunos estrangeiros de países subdesenvolvidos, com bolsas da Organização dos Estados Americanos (OEA), da Organization for Women in Science for the Developing World  (OWSD) do país de origem, como no caso de Moçambique; ou do próprio programa, se constitui, também, em ação de solidariedade como formação de recursos humanos qualificados, para atuarem na área de Zootecnia em seus países de origem, ao tempo em que demonstra visibilidade ao PPGZ.