Avaliação Animal


A região Nordeste tem demonstrado grande potencial de transformação e adaptação aos novos desafios de aumento de produção e produtividade. Atualmente diversos projetos de exploração agropecuária tem se instalado na região, gerando demanda de pesquisas específicas. O grupo de pesquisa em Avaliação Animal, objetiva realizar trabalhos científicos, nas áreas de Avaliação de Alimentos para uso na Nutrição Animal, com pesquisas sobre digestibilidade e disponibilidade dos nutrientes, estudo de alimentos alternativos para as principais espécies de animais monogástricos. Avaliação e Tipificação de Carcaças de Aves, Bovinos, Bubalinos, Caprinos, Ovinos, Organismos Aquáticos, Suínos, e de produtos de origem animal, como carne leite, ovos, mel, etc. Para atingir seus objetivos utilizar-se-á diversas técnicas e métodos, como a ultra-sonografia em tempo real, utilização de "softwares" específicos para interpretação de imagens, análises laboratoriais de primeira linha e estudos em nível de propriedades. Objetiva-se também criar "softwares" adaptados às condições locais e brasileiras para avaliação de carcaças e sistemas de alimentação para as espécies estudadas, os quais serão objeto de patenteamento, com tecnologias específicas para cada espécie. Também busca informações tecnológicas para viabilizar a utilização de alimentos alternativos disponíveis na região Nordeste, definindo sua composição bromatológica e nutricional, com aplicação econômica para as diferentes espécies, desta forma pretende-se interagir com as influências genéticas, nutricionais e ambientais. Assim, avaliar-se-á todas as variáveis envolvidas na produção animal, como estudos do comportamento, da adaptação e do impacto ambiental provocado pela exploração animal. Pretende-se com estes estudos gerar tecnologias específicas e aplicáveis à realidade regional e nacional, visando melhorar a produção de proteína animal, com maior economia, rentabilidade e equilíbrio para toda a cadeia produtiva animal.

Líder(es): Carlos Bôa-Viagem Rabello, Wilson Moreira Dutra Júnior


Conservação de Recursos Genéticos de Animais Domésticos e seus habitats


O grupo Conservação de recursos genéticos de animais domésticos tem como missão principal estudar o patrimônio genéticos de animais domésticos ameaçados de extinção. Esses estudos pretentem contribuir para o desenvolvimento de ações que permitam livrá-los da extinção, uma vez que encontram-se em processo acelerado de diluição genética. Várias pesquisas vem sendo desenvolvidas no Brasil e no mundo com essa finalidade de forma a promover o desenvolvimento sustentável do setor. Nesse sentido, o nosso grupo vem desenvolvendo pesquisas nessa área, com destaque para o diagnóstico rural participativo, caracterização genética, avaliação genética e uso dos recursos genéticos de forma sustentável. Atualmente o grupo tem se dedicado também aos estudos etnozootécnicos interagindo com grupos de diferentes países com destaque para Espanha, Portugal, França, Itália e países latinoamericanos.

Líder(es): Maria Norma Ribeiro


Forragicultura


O grupo de Forragicultura foi formado em 1984, se consolidando ao longo dos anos, sendo constituído por uma equipe multidisciplinar de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFRPE, e pesquisadores do IPA. Atua desenvolvendo trabalhos com forrageiras nativas e exóticas nas diferentes condições edafo-climáticas do Nordeste.Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo geraram informações relevantes que permitiram a melhoria das condições sócio-econômicas de algumas áreas, principalmente, do Estado de Pernambuco. Foram pesquisadas alternativas de diversificação de atividades para áreas ocupadas anteriormente com a cultura da cana-de-açucar, na Zona da Mata de PE, com a identificação de forrageiras e técnicas de manejo para formação de pastagens.Foi desenvolvido programa de melhoramento genético do capim-elefante e palma forrageira, visando a obtenção de materiais superiores.Desde 1984 até 2018, o grupo foi liderado por Prof. Mário de Andrade Lira.

Líder(es): Mércia Virginia Ferreira dos Santos, José Carlos Batista Dubeux Júnior


MEGAS - Melhoramento Genético Animal no Semiárido Nordestino


O grupo de pesquisa MEGAS reuni professores, pesquisadores, estudantes de iniciação científica e pós-graduação. Vem realizando trabalhos na área de melhoramento genético e reprodução animal. Priorizam-se e desenvolvendo atividades com pequenos e grandes ruminantes na região do semiárido nordestino, com aplicações para o ensino e aprendizagem na zootecnia. Vem sendo criada uma linha de trabalho com professores da área de não-ruminantes, ampliando a base de conhecimento do grupo. As áreas de destaque estão a conservação de recursos genéticos animais, estudos morfoestruturais em caprinos e ovinos, a reprodução em pequenos ruminantes. O Grupo vem trabalhando com outras instituições de pesquisa na região, como o ITEP-Pajeú, Instituto Nacional do Semiárido-INSA, UESPI.

Líder(es): Laura Leandro da Rocha, Maria Norma Ribeiro


Produção de Ruminantes


O Grupo de Produção de Ruminantes tem seus membros atuando em vários projetos de pesquisa com bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos, e que também tem interface com o grupo de Nutrição de Ruminantes. De forma mais sistematizada e interdisciplinar, realiza trabalhos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com vistas a atender demandas regionais no setor de produção animal, mas sempre preocupado em produzir conhecimentos que extrapolem às preocupações regionais. O grupo está perfeitamente consolidado, após 10 anos de existência, com a maior parte dos seus membros sendo pesquisadores do CNPq e com produtividade alta. O grupo tem aprovado muitos projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, o que vem se traduzindo em crescimento do Departamento de Zootecnia da UFRPE, e para a Unidade Acadêmica de Garanhuns. São dois programas que colaboram para dar suporte ao grupo, que é o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, com nível de mestrado e doutorado, em Recife e o Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Ruminantes, em Garanhuns, ambos programas da UFRPE.Os membros deste grupo mantêm vínculos importantes com pesquisadores de universidades e de outras instituições tradicionais de pesquisa, como o IPA e Centros da Embrapa, como CPATSA, CNPC, etc, além de convênios com universidades de outros países, como EUA, Espanha, Canadá,Cuba, Tunísia etc. O grupo atua nas áreas de avaliação de sistemas de rebanhos do Nordeste; sistemas de alimentação e seus impactos sobre o desempenho produtivo e reprodutivo de ruminantes nas condições nordestinas; habilidade de adaptação dos animais nos trópicos; e alternativas de manejo com vistas a incrementar a produção animal. Ações que estão contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, com repercussões no desenvolvimento social e econômico da região, além de contribuir para formação de pesquisadores e docentes mais identificados com os problemas e potenciais da região no setor de produção animal.

Líder(es): Francisco Fernando Ramos de Carvalho, Marcelo de Andrade Ferreira