O grupo de Forragicultura foi formado em 1984, se consolidando ao longo dos anos, sendo constituído por uma equipe multidisciplinar de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da UFRPE, e pesquisadores do IPA. Atua desenvolvendo trabalhos com forrageiras nativas e exóticas nas diferentes condições edafo-climáticas do Nordeste.Os trabalhos desenvolvidos pelo grupo geraram informações relevantes que permitiram a melhoria das condições sócio-econômicas de algumas áreas, principalmente, do Estado de Pernambuco. Foram pesquisadas alternativas de diversificação de atividades para áreas ocupadas anteriormente com a cultura da cana-de-açucar, na Zona da Mata de PE, com a identificação de forrageiras e técnicas de manejo para formação de pastagens.Foi desenvolvido programa de melhoramento genético do capim-elefante e palma forrageira, visando a obtenção de materiais superiores.Desde 1984 até 2018, o grupo foi liderado por Prof. Mário de Andrade Lira.

Mércia Virginia Ferreira dos Santos José Carlos Batista Dubeux Júnior