Para garantir pleno desenvolvimento de investigações no contexto da Área de Concentração e Linhas de Pesquisa, que a oferta de disciplinas ocorra da melhor forma possível, que os projetos de pesquisa sejam exequíveis, e que a missão e os objetivos do PPGZ possam ser cumpridos, é importante garantir infraestrutura adequada, como a do PPGZ, que tem procurado ampliá-la e atualizá-la, conforme disponibilidade de recursos. O PPGZ é dotado de infraestrutura administrativa, de ensino, setores experimentais, laboratoriais e de apoio aos estudantes.

A maior parte foi construída a partir dos recursos do orçamento da UFRPE, de projetos aprovados via Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), PRÓ-EQUIPAMENTOS/CAPES e PRÓ-EQUIPAMENTOS/FACEPE.  Deve-se ressaltar a capacidade de captação de recursos pelos docentes do programa em seus projetos individuais ou coletivos junto a vários órgãos de fomento, como CNPq, CAPES, FACEPE, PRONEX e PRONEM (FACEPE) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB), além de empresas privadas (Zinpro, Nutrimais, Ajinomoto, Inpasa, Ingredion).

Os setores experimentais estão distribuídos no Departamento de Zootecnia (DZ) e são compostos por instalações físicas apropriadas para criação e experimentação animal, como caprinos, ovinos, novilhas leiteiras fistuladas, bubalinos, aves de postura, frangos de corte e suínos, fábrica de ração e setor de processamento de alimentos. Além disso, dispõe de Laboratórios de experimentação com caprinos, ovinos, equinos, de digestibilidade de aves e suínos, biotério de desempenho de coelhos, aquicultura, forragicultura; além do Laboratório de Nutrição Animal, Programa de Gerenciamento de Rebanhos Leiteiros do Nordeste (PROGENE), Laboratório de Biologia Molecular Aplicada (BIOPA) e Laboratório de Avaliação de Produtos de Origem Animal.

O PPGZ utiliza em face de acordo, as estações de pesquisa do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Estação Experimental do IPA - São Bento do Una e Estação Experimental do IPA – Arcoverde, ambas contendo todas as instalações essenciais para trabalho com bovinos leiteiros; além da Estação Experimental do IPA – Itambé, em pesquisas na área de forragicultura.

Na sede da UFRPE, em Recife, foi construído o laboratório multiusuário denominado Centro de Apoio à Pesquisa (CENAPESQ), que conta com equipamentos de última geração para análises sofisticadas. A UFRPE também disponibiliza a Estação Experimental de Pequenos Animais de Carpina (EEPAC), localizada na cidade de Carpina, PE, a 40 km de Recife, que promove apoio às pesquisas com aves e suínos; bem como as dependências da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar do Carpina (EECAC), localizada em Carpina, para experimentação no âmbito da forragicultura; além da Fazenda Didática localizada em Garanhuns, agreste de Pernambuco. Além disso, na Unidade Acadêmica de Serra Talhada/UFRPE, localizada no sertão de Pernambuco, há disponibilidade dos Setores de Suínos e de Confinamento de Bovinos de Corte para experimentação.

Por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) todos os programas de pós-graduação da instituição podem utilizar veículos para deslocamento a locais experimentais fora de Recife, com vistas à implantação, execução e acompanhamento de pesquisas, por meio do Programa “Pesquisa em Movimento”. Também, a instituição estimula a editoração e publicação de artigos em periódicos com elevado fator de impacto, pela concessão de recursos anuais de até R$ 10.000,00 (Dez mil reais), por pesquisador, por intermédio do “Programa Publica Rural”.

A UFRPE possui seu ambiente virtual de aprendizagem que alguns docentes do PPGZ já utilizam em suas demandas. E, a partir de 2020, todos os docentes do PPGZ foram capacitados para desenvolverem atividades em ambiente remoto.

Adicionalmente, o DZ dispõe de uma assinatura do SAS para realização de análise estatística, além de outros pacotes e softwares utilizados por docentes e discentes para análises estatísticas dos dados de suas pesquisas.

Em relação à infraestrutura de biblioteca, além de totalmente informatizada, possui um vasto acervo na área de Zootecnia de interesse do PPGZ. A UFRPE também disponibiliza senha para acesso remoto ao Portal de Periódicos da CAPES. A UFRPE conta com a EbraryAcademic Complete™ (http://www.sib.ufrpe.br/acessoao-ebrary), que é uma base de dados de Livros Eletrônicos, com acervo com cerca de 100.000 livros, em formato digital, com acesso ilimitado. Além da Biblioteca Central, os docentes e discentes da graduação e pós-graduação podem dispor do acervo das Bibliotecas Centrais da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Unidade Acadêmica de Serra Talhada e do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas.