O PPGZ sempre manteve intercâmbio com pesquisadores de instituições internacionais e isso possibilitou participação de discentes e docentes em trabalhos de pesquisa conjuntos, formação de pós-doutorado de docentes, doutorado sanduíche para alunos de doutorado e, mesmo para os alunos de mestrado, saídas por períodos curtos em outros países, principalmente Estados Unidos da América. Além disso, tivemos a presença de vários pesquisadores vindos por projetos aprovados pelos docentes do PPGZ em editais nacionais e internacionais e, também, vinda de estudantes estrangeiros contemplados nesses editais para realizar parte de seus estudos no nosso programa. 

Dentro do PPGZ sempre houve a preocupação na formação continuada dos seus docentes. E se buscou fazê-la, em sua imensa maioria, fora do país. Dos mais recentes docentes permanentes, vários realizaram o doutorado ou, principalmente, o pós-doutorado (professor visitante no exterior) fora do país. Ângela Maria Vieira Batista  - McGill University – Canadá; Severino Benone Paes Barbosa - McGill University – Canadá;  Mário de Andrade Lira, que realizou mestrado e doutorado na Universidade do Arizona, EUA; Carlos Boa-Viagem Rabello – North Caroline University, EUA.; Maria Norma Ribeiro – Fizenze University, Italy e Lisbon University, Portugal; José Carlos Dubeux Junior – Florida University, EUA, que atualmente é professor na mesma instituição; Mércia Virginia Ferreira dos Santos – Cordoba University, Espanha; Adriana Guim– Cordoba University, Espanha; Helena Emília Cavalcanti da Costa Cordeiro Manso – Rutgers University, EUA. Dentro da programação de saída do PPGZ e com aprovação de bolsa pela CAPES, encontra-se o professor Francisco Fernando Ramos de Carvalho, que tinha saída para realização de pós-doutorado em novembro de 2020, na Universidade de Lisboa, Portugal, mas que foi adiada para 2021, em razão da pandemia do coronavírus.

Outros docentes que participaram como professor visitante em programas do Brasil, como da UFV, os professores Marcelo de Andrade Ferreira e Wilson Moreira Dutra Junior, também tiveram participações internacionais em atividades de pesquisa, colaborando para a qualidade da internacionalização do PPGZ.

Os intercâmbios internacionais do PPGZ vêm se dando de diversas formas, como o aumento no número de convênios firmados, tanto pela instituição, como por iniciativa dos professores. A meta de aumentar a participação de instituições e pesquisadores estrangeiros no PPGZ vem sendo buscada mais intensivamente nos últimos cinco anos. Uma das maneiras de realização dessa internacionalização é a vinda de pesquisadores de Instituições estrangeiras, por intermédio de convênios, Professor Visitante Estrangeiro, ou pela realização de Escolas de Altos Estudos e outros convênios com instituições estrangeiras.

O PPGZ já promoveu sete Escolas de Altos Estudos/CAPES, trazendo pesquisadores de várias universidades dos EUA, principalmente, mas também da Inglaterra, Portugal e Espanha. Essas Escolas de Altos Estudos, além de contribuir para a formação dos alunos do PPGZ e do PDIZ (UFRPE/UFPB/UFC), permitiram a participação de alunos de outros Programas de Pós-Graduação da UFRPE, da região e do país.

Os docentes do programa promoveram eventos internacionais, como a reunião da International Goat Association, Reunião Latinoamericana de Produção Animal, que foram espaços para interação de docentes e discentes com outros pesquisadores do exterior.

O PPGZ recebeu docentes da Universidade de McGill, Canadá, e dos EUA, que permaneceram por um ano, ou por pequenos períodos de tempo, no programa, participando de projetos de pesquisa, publicação conjunta e outras atividades acadêmicas. Tivemos o Projeto de Cooperação Internacional INNOVATE - Interação entre os múltiplos usos de reservatórios de água por meio da inovação nos ciclos de substâncias em ecossistemas aquáticos e terrestres, com a TU Berlin, Hohenhein University, com apoio do CNPq, da FACEPE e do Ministério Alemão. Recentemente foi concluído projeto CAPESMESCuba, que permitiu o intercâmbio de estudantes e pesquisadores do nosso programa e de Cuba. O projeto de pesquisa relativo ao referido intercâmbio envolveu alunos de mestrado e doutorado e teve financiamento das pesquisas pela CAPES.

Um aspecto importante da internacionalização do PPGZ foi a aprovação pela UFRPE do edital PrInt da CAPES, onde o nosso programa está contemplado. No projeto já estão relacionadas dezenas de universidades do mundo inteiro que são alvos de ações aprovadas no projeto da UFRPE. A UFRPE conseguiu recursos da ordem de mais de 13 milhões de reais. Nas atividades definidas no projeto, estão contempladas, entre outras, o treinamento de docentes em pós-doutoramento, bolsas PDSE (doutorado sanduíche), missões de trabalho, e professores visitantes. Essas atividades e ações vão fazer diferença na capacitação de docentes, alunos e nas relações internacionais do nosso programa com outras instituições do exterior.

Resultado desse projeto PrInt-CAPES-UFRPE foi a participação, em novembro de 2019, do professor Francisco Carvalho em missão de trabalho no exterior na Universidade de Lisboa, que já está dando frutos com realização de análises laboratoriais em Lisboa e participação de docentes daquela universidade em projetos de dissertação e duas teses do PPGZ, onde o pesquisador estrangeiro (Rui José Branquinho de Bessa) é coorientador e responsável por parte das análises laboratoriais e discussão dos trabalhos de conclusão de curso e dos artigos advindos desses projetos.

Ainda dentro do PrInt-CAPES-UFRPE, a professora Helena Emília foi cumprir seis meses como professor visitante no exterior (Rutgers University), saindo em setembro de 2019 e retornando em março de 2020.  E o resultado da ida da professora será a produção de dois artigos científicos, um já publicado: “Abundance of the skeletal muscle Glut-4 glucose transport protein in Standardbred foals during development and exercise. Comparative Exercise Physiology, 16 (5)- Pages: 395 – 402, 2020) e um segundo em preparação “Regulation of glutamine metabolism in the lactating mouse”. Além disso, portas foram abertas para manutenção da parceria para a participação de discentes em PDSE.

Outro docente permanente do PPGZ teve sua solicitação de professor visitante no exterior aprovada em edital do PrInt-CAPES da UFRPE. Trata-se do professor Francisco Fernando Ramos de Carvalho, que tinha saída para realização de pós-doutorado em novembro de 2020, na Universidade de Lisboa, Portugal, mas teve a saída postergada para 2021, em razão da pandemia do coronavírus.

Em 2019, o PPGZ também aprovou a vinda de dois pesquisadores como professores visitantes do exterior, em missão de trabalho de 15 dias que seria em 2020, com oferta de cursos para os alunos do PPGZ e de outros cursos da UFRPE e região, além de elaboração e discussão de projetos de pesquisa e convênios. São os professores Riccardo Bozzi da Universidade de Firenze e o Pesquisador Luis Teles Lavadinho Gama, da Universidade de Lisboa, ambos pesquisadores renomados em suas áreas de atuação e com vasta experiência internacional. Em razão da pandemia, estes dois docentes não puderam realizar suas atividades de professor visitante do exterior, de forma que foram postergadas para 2021-2022. 

Ainda em 2020, o PPGZ aprovou a vinda de mais dois docentes internacionais, o James Muir, da Universidade Texas A&M University, e o PhD José António Mestres Prates, da Universidade de Lisboa. Estes dois também viriam cumprir suas atividades de oferta de disciplinas em Tópicos Especiais e discussão de projetos e convênios, mas em razão da pandemia a vinda deles está adiada para 2021-2022.  Esses quatro professores visitantes do exterior certamente trarão contribuição e abertura para parcerias que envolverão docentes do PPGZ, de outros programas da UFRPE e da região. Fazendo parte, ainda, do edital PrInt-CAPES-UFRPE, o PPGZ tem uma comissão própria para cuidar do acompanhamento das atividades do programa com vistas ao cumprimento de metas. 

O PPGZ tem recebido alunos estrangeiros (Peru, Paraguai, Panamá, Honduras, Moçambique, Haiti, Venezuela, Equador e Colômbia). Essa ação fortalece o esforço do Programa quanto à internacionalização, com o também a contribuição do Programa (Solidariedade) para melhoria da formação de pesquisadores e do desenvolvimento da produção animal nos países de origem desses discentes estrangeiros.

Uma parceria de destaque para a internacionalização do nosso Programa é a com a Universidade da Flórida nos EUA, que tem sido importante para formação de alunos e produção científica, e dela temos um Docente Permanente do PPGZ, o Prof. José Carlos Batista Dubeux Junior. Nesse contexto, vários discentes de mestrado ou doutorado cumpriram parte de seus cursos naquela instituição. Adicionalmente, temos uma ex-aluna que realizou doutorado sanduíche na Universidade de Firenze - Itália, e dois egressos  que estão atualmente em pós-doutoramento no exterior.

Na sua caminhada da internacionalização, além da formação continuada de seus docentes em universidades estrangeiras, da captação de discentes de outros países, da liberação de discentes para doutorado ou mestrado sanduíche, da vinda de pesquisadores internacionais para atividades dentro do curso, o PPGZ busca ampliar seus intercâmbios internacionais e o número de instituições e pesquisadores que podem participar na produção conjunta de artigos, de projetos de pesquisa e na coorientação de alunos.