ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
- ZOOTECNIA
LINHAS DE PESQUISA
1 - NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE ANIMAIS RUMINANTES
Esta linha de pesquisa está voltada para os estudos e pesquisa de respostas produtivas, de adaptação animal, bioclimatologia, bem-estar e comportamento de ruminantes sob diversas condições ambientais e sistemas de criação, especialmente nas condições tropicais, bem como avaliar programas de preservação e conservação de raças de interesse zootécnico ameaçadas de extinção. Compreende, também, o estudo a avaliação do valor nutritivo de alimentos ricos em fibra e concentrados, além de aditivos e outros produtos utilizados na alimentação animal. Envolve estudos e pesquisas para avaliar exigências nutricionais, sistemas de alimentação e alimentos convencionais e alternativos em vários ambientes criatórios e seus efeitos sobre diferentes espécies animais. Avaliar os efeitos das dietas sobe a qualidade dos produtos e derivados oriundos de animais ruminantes, como carne, leite, queijo etc. Além disso, envolve o uso de ferramentas tecnológicas de investigação, como inteligência artificial e outros para os estudos e pesquisas voltados para os animais ruminantes.
2 - NUTRIÇÃO E PRODUÇÃO DE ANIMAIS NÃO RUMINANTES
Esta linha de pesquisa está voltada para os estudos e pesquisa de respostas produtivas, de adaptação animal, bioclimatologia, bem-estar e comportamento de ruminantes sob diversas condições ambientais e sistemas de criação, especialmente nas condições tropicais, bem como avaliar programas de preservação e conservação de raças de interesse zootécnico ameaçadas de extinção. Compreende, também, o estudo a avaliação do valor nutritivo de alimentos concentrados e alimento ricos em fibra, além de aditivos e outros produtos utilizados na alimentação animal. Envolve estudos e pesquisas para avaliar exigências nutricionais, sistemas de alimentação e alimentos convencionais e alternativos em vários ambientes criatórios e seus efeitos sobre diferentes espécies animais. Avaliar os efeitos das dietas sobe a qualidade dos produtos e derivados oriundos de animais ruminantes, como carne, leite, queijo etc. Além disso, envolve o uso de ferramentas tecnológicas de investigação, como inteligência artificial e outros para os estudos e pesquisas voltados para os animais ruminantes.
3- PRODUÇÃO, AVALIAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS E PASTAGENS:
Esta linha de pesquisa desenvolve estudos para identificar e estudar, em trabalhos de campo e casa de vegetação, plantas forrageiras nativas e exóticas adaptadas às condições do semiárido e de outras ambientes, bem como técnicas de cultivo e de manejo, capazes de promover aumento de produtividade e sustentabilidade dos sistemas de produção animal. Abrange pesquisas voltadas para elaborar, aprimorar e utilizar técnicas para formação, manejo e recuperação de pastagens e capineiras/palmais, levando-se em conta o trinômio solo-planta-animal, por meio de estudos relacionados à ciclagem de nutrientes, fixação de N2, balanço de C, produção de metano e CO2, impactos e serviços ambientais, sistemas de cultivo e de manejo da pastagem nativa e cultivada, bem como de plantas forrageiras sob corte; além de sistemas integrados de produção animal e, também, os estudos com os diversos métodos de conservação de recursos forrageiros.